page contents
Buscar
  • João Rabelo

Produção Gráfica



Artes Gráficas

É o conjunto de processos e atividades auxiliares que visa reproduzir, em qualquer número de cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz. Abrange criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.) As artes gráficas estão presentes em nosso dia-a-dia e temos contato a todo o momento com alguma peça gráfica, veja um simples exemplo: Ao acordar você dirige-se ao banheiro e vai tomar seu banho, abre a embalagem do sabonete (OPS… você acaba de pegar uma peça gráfica!), escova seu dente (Claro! o tubo da pasta de dente foi impresso… mais uma peça gráfica)… Vamos para seu café da manhã. O pote de margarina, o saco do pão, a caixa de leite, a embalagem do achocolatado, o rótulo da geléia… Tudo teve impressão!  Seguindo adiante… o passe do ônibus, a nota de dinheiro, revistas, livros, cartazes, cadernos, cartões, camiseta, banner, folhetos, flyers, ingressos, notas fiscais, embalagem de todos os tipos… Nossa! Para qualquer lado que olhamos temos produção gráfica.


Produção Gráfica

Produção gráfica é:

Tarefa de organização e supervisão da realização de peças gráficas.Área de agência de publicidade ou empresa editorial (editoras e empresas jornalísticas) encarregada pela produção e pelo relacionamento com os fornecedores gráficos.

Assim, podemos dizer que a Produção Gráfica é a atividade ou setor responsável por:

viabilizar, acompanhar e fiscalizar a confecção de matrizes, impressão e acabamento de peças gráficasse relacionar com os fornecedores de serviços pertinentes à produção de peças gráficas (serviços de cmposição, editoração, fotolitos, clichês, gráficas, laboratórios fotográficos, fotógrafos, ilustradores, entre outros)

Devemos ressaltar que, em uma agência, o setor de produção gráfica se relaciona constantemente com os setores de criação e de mídia, para o desenvolvimento das peças gráficas.


Produtor gráfico

É o profissional responsável pela coordenação e execução de peças gráficas e publicações

É o Produtor Gráfico que:

Dirige e acompanha todas as etapas de produção da obra gráfica.É responsável pelo orçamento, zelando sempre pelo preço e pela qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores.Busca a melhor rentabilidade nos serviços gráficos tanto para agência como para o cliente.Colabora com o diretor de arte na escolha de tipos e na avaliação da viabilidade e recursos técnicos necessários para a confecção de peças gráficasRealiza e acompanha a produção e editoração do arquivo digital.

Para isso, o produtor gráfico deve ter:

Organização e disciplina – qualidades essenciais a qualquer bom profissionalCapacidade de diálogo – com os seus fornecedores, com a criação, com a mídia, e em alguns casos com o cliente.Capacidade técnica / tomada de decisões – conhecer profundamente todas as etapas de produção de um impresso facilita nas decisões que precisam ser rápidas, precisas e eficientes, técnica e economicamente.Conhecimento do mercado – o produtor deve conhecer o parque gráfico de sua cidade/região e de grandes centros, bem como outros fornecedores de serviços essenciais como: escritórios de fotolito, fotógrafos, ilustradores, equipamentos e serviços de assistência de informática… Ele deve manter uma agenda com esses contatos atualizados e deve dispensar uma atenção especial na manutenção de uma relação amistosa e produtiva com os seus fornecedores mais freqüentes.Disponibilidade para aprender – as artes gráficas estão evoluindo muito rapidamente com a inserção de procedimentos digitais. O produtor gráfico deve estar sempre bem informado, pesquisando constantemente sobre as novidades do mercado.

OBS: em pequenas agências ou escritórios de design, a função do produtor gráfico é muitas vezes desenvolvida pelo próprio diretor de arte ou designer.


Projeto gráfico

Planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica, seja uma publicação, um folder ou um cartaz, envolvendo o detalhamento de especificações para a produção gráfica, como formato de papel, processos de composição, impressão e acabamento. O projeto gráfico é a preparação e o estudo prévio das condições necessárias para confeccionar qualquer impresso. O impresso nasce por exigências de caráter econômico, social e/ou cultural, e sua linguagem é o poder de ordenar a comunicação visual e a expressão do pensamento do cliente. Para isso, a tipologia, as imagens (vetor e/ou bitmap), o suporte e a tinta, nos dão margem para criar qualquer tipo de impresso, com sua linguagem correspondente.


Criação

ser sociável; disposição para trabalhar; ter noção de negócio; estar bem informado; ser curioso; saber escrever; conviver com pressão, insegurança, ansiedade, frustração e ego; apaixonar-se pelo produto/serviço/empresa.

Lembre-se, muitas vezes o criador, diretor de arte ou designer é também o produtor gráfico!

Processo da produção de uma peça gráfica

Proposta – a equipe de criação e o produtor gráfico conhecem o tipo de impresso que irão desenvolver (cartaz, folder, jornais, revistas, etc).

Pesquisa: nesta etapa os criadores fazem pesquisas (de campo, bibliográfica, internet, concorrentes, sobre o produto/serviço/empresa) para complementar as informações do briefing.

Linguagem: é determinada em função do tipo de público e do tipo de produto ou evento (informações do briefing)

 Criação /Projetação  – A equipe de criação da agência desenvolve a peça gráfica criando um lay-out que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de suportes, formatos, tipos, cores, processo de impressão, enfim, indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.

Finalização – Após a aprovação do lay-out pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes… Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no lay-out possa ser reproduzida com fidelidade e fidedignidade. É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada (que pode ser feito tanto na agência como no escritório de fotolito quando as imagens são lá digitalizadas).

 Execução (apresentaremos como referência o offset, mas de forma geral adequa-se aos demais processos mais utilizados. Os elementos assinalados com (*) são aqueles opcionais, de acordo com a situação de projeto)

Pré-impressão (birô): o arquivo é encaminhado para o birô de pré-impressão. Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são “máscaras” utilizadas para a produção das matrizes da maioria dos processos gráficos. Os fotolitos, porém, tendem a serem abandonados à medida que estes processos estão sendo cada vez mais informatizados. Isto significa que a etapa da pré-impressão tende a ser gradativamente eliminada. De qualquer forma, na pré-impressão inclui-se também a digitalização e a edição de imagens de alta resolução, dependendo da complexidade do projeto.Digitalização de imagens *Edição de imagens *Provas de alta resolução para o cliente *Geração de fotolitosRevelação dos fotolitosProvas dos fotolitosImpressão (gráfica): Inicia-se com a produção da matriz, em geral, é na própria gráfica que se dará esta etapa. Após, a matriz é levada à máquina e inicia-se o processo de impressão.Montagem da matriz e imposição de páginas


Gravação e revelação das matrizes

Provas de impressãoImpressãoAcabamento (gráfica ou terceiros): Dependendo da complexidade do acabamento e do porte da gráfica, esta etapa pode ou não ser realizada por outros fornecedores que não a própria gráfica está sendo produzido o impresso em questão. Nesta etapa inclui-se tudo aquilo que é posterior à impressão e anterior ao empacotamento dos impressosDobrasRevestimentos*Vernizes*RefilesCortes especiais e outros*Encadernação*Empacotamento

A seguir apresento dois portifólios. Um de rótulos e etiquetas auto-adesivas e outro com peças gráficas diversas, tais como, folders, catálogos, panfletos, criação de logotipos, etc.

4 visualizações

© 2019 João Rabelo Designer Gráfico. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now